Cuidados de Enfermagem

Os cuidados de enfermagem na Casa de Repouso Convivência estão voltados para o bem estar do idoso, tendo como base o conhecimento de sua capacidade funcional e limitações físicas.Nos cuidados de enfermagem para idosos, é de extrema importância o envolvimento da equipe multidisciplinar. Todos os profissionais de saúde envolvidos neste trabalho apoiam os idosos, ajudando-os a aceitar as alterações físicas próprias da idade.

Os enfermeiros de idosos da Casa de Convivência conhecem o processo de envelhecimento e agem atendendo integralmente às necessidades de cada idoso, realizando com bastante atenção os cuidados de maior complexidade, que muitas vezes exigem conhecimento técnico e científico.Doenças comuns da terceira idade como Mal de Alzheimer, Parkinson, artrite, artrose, doenças cardíacas, reumáticas e diabetes, entre outras, exigem cuidados específicos. Idosos acamados também possuem necessidades muito especiais e contar com um atendimento profissional especializado como o da nossa casa de repouso é muito reconfortante para o idoso.

Além das mudanças físicas, o idoso pode apresentar vários problemas emocionais. Muitas vezes observados durante as consultas de enfermagem,ansiedade, desânimo e depressão são comportamentos que acabam comprometendo a reabilitação física do idoso.

Para a detecção desses problemas, contamos com uma equipe de saúde preparada. A sensibilidade por parte dos nossos enfermeiros de idosos e demais profissionais é de extrema importância para a excelência dos nossos serviços. Além do cuidar de idosos, dar atenção e tranquilidade, proporcionar apoio emocional para os nossos residentes é fundamental para que eles vivam com conforto e segurança.

Nos cuidados de enfermagem, esse processo é dinâmico e depende da interação com o idoso, a partir do conhecimento da sua realidade e da interação com sua família.Dentro de suas limitações, os cuidados com idosos envolvem metas como: promoção de uma vida mais saudável para o idoso; estímulo das funções cognitivas e da autonomia do idoso; promoção do bem estar físico e emocional do idoso; integração entre idoso, equipe multidisciplinar de saúde e familiares.

Cuidados de enfermagem com idosos em asilos significam zelo, atenção e bom trato. Na Casa de Convivência, o ato de cuidar de idoso pode ser entendido como uma atitude constante de preocupação e responsabilidade.