Cuidados com Idosos

Cuidados com Idosos

Envelhecer faz parte da vida, mas essa fase pode trazer consigo certas limitações físicas. As dificuldades que o corpo começa a manifestar na terceira idade provocam desconforto e podem colocar em risco a integridade do idoso. Os cuidados com idosos começam com a adaptação do ambiente em que ele vive. É importante que o local ofereça a segurança necessária para que o idoso se locomova sem risco de sofrer quedas ou acidentes. A Casa de Repouso Convivência oferece toda a segurança que os idosos precisam para viverem bem.

Embora muitos idosos ainda consigam manter sua independência e autonomia, a maioria necessita de alguns cuidados especiais para execução de tarefas simples do cotidiano. O simples ato de preparar suas próprias refeições e se alimentar, se locomover, cuidar da própria higiene e administração dos remédios, pode se tornar algo frustrante ou até perigoso. A Casa de Convivência oferece toda a estrutura necessária que uma casa de repouso precisa ter, nos cuidados com idosos.

Nos cuidados com o idoso o importante é que suas necessidades sejam atendidas. O bem estar do idoso é fundamental, quer tenham algum problema de saúde ou não. Mal de Parkinson, Alzheimer, artrite, artrose, problemas cardíacos, demência, osteoporose, diabetes, doenças reumáticas e outras doenças que afetam as funções cerebrais, costumam acometer principalmente pessoas idosas e são as maiores causas de dependência. Essas doenças geram necessidade de cuidados especiais com idosos, como cuidados de enfermagem, avaliação nutricional, fisioterapia e geriatria, entre outros. Idosos acamados também requerem um tratamento especial, com muita higiene, vigilância, carinho e estímulo para sua reabilitação física.

A equipe multidisciplinar da Casa de Convivência é treinada e preparada para atender às necessidades mais complexas que os idosos possam ter.

A dieta do idoso deve suprir suas necessidades nutricionais, de acordo com suas condições físicas. A avaliação nutricional feita por um profissional preparado faz toda a diferença. Também é importante que o idoso se mantenha sempre hidratado. Nessa idade, é comum idosos esquecerem de ingerir líquidos, seja por não se lembrarem de beber água ou pela pouca mobilidade, podendo apresentar um quadro de desidratação, um perigo em pessoas idosas.

Atividades físicas simples, como caminhadas, também ajudam muito no bem estar do idoso. Para idosos que fazem uso de medicamentos, é importante se atentar aos horários e doses diárias, pois a má administração de remédios para idosos pode agravar alguma doença ou até causar o óbito. Na Casa de Convivência, nossos cuidadores e enfermeiros monitoram a hidratação e alimentação dos idosos, seguindo as orientações dos nutricionistas.

A vida social do idoso é essencial, pois gera motivação e eleva a auto estima. Seja convivendo com outros idosos ou praticando atividades lúdicas que estimulem a cognição, a Casa de Repouso Convivência oferece momentos de recreação para idosos. Nossa equipe está preparada para tender aos idosos e sua família com atenção e carinho, oferecendo sempre companhia ao idoso. Lembramos que a família também deve estar presente na vida dos idosos. Carinho e boa conversa oferecem bons resultados e estimulam os idosos a cuidarem mais de si mesmos, buscando uma vida mais plena e feliz.