Avaliação Nutricional

Avaliaçao nutricional do idoso

Muitos fatores influenciam no processo de envelhecimento de cada pessoa, como genética, meio ambiente, estilo de vida, hábitos mantidos ao longo da vida e o estado emocional, entre outros. A alimentação é um dos fatores mais determinantes no que se refere ao bem estar e saúde do idoso.

Na terceira idade, a escolha dos alimentos e os hábitos de alimentação dos idosos são afetados não apenas pela preferência, mas também pelas transformações que acompanham a experiência de envelhecer em nossa sociedade. A Casa de Repouso Convivência conta com um serviço de avaliação nutricional, feito por nutricionistas para idosos, que analisam as informações sobre cada pessoa como um todo para elaborar uma dieta específica.

O processo de envelhecimento vai transformando as capacidades físicas, afetando a saúde do idoso. Os intestinos perdem força muscular, resultando em regulares constipações. O estômago costuma ficar inflamado, gerando crescimento bacteriano anormal e redução da produção de ácido, prejudicando o processo de digestão. Problemas cognitivos que provocam redução do olfato e paladar, junto com as dores corporais comuns nessa idade,podem reduzir o apetite, gerando recusa de alimentos ou ingestão reduzida. Por isso a perda de peso e o declínio da massa corporal magra são tão comuns nessa fase, levando a necessidades diminuídas de calorias.

Muitos idosos precisam seguir dietas restritivas. Nesses casos, um profissional que entenda de nutrição de idosos faz toda a diferença, pois auxilia na oferta de alimentos, seguindo os devidos cuidados no preparo da dieta. A avaliação nutricional para idosos é muito importante para maior garantia de que essas pessoas recebam uma dieta equilibrada, já que as condições de saúde e a alimentação do idoso afetam diretamente seu bem estar. A avaliação nutricional em idosos identifica hábitos e condições de saúde individuais, elaborando dietas especiais para idosos.

Na Casa de Convivência, a alimentação de idosos é fundamental para a manutenção de todos os processos vitais, pois fornece a energia necessária para o funcionamento do corpo. Todo alimento possui nutrientes que exercem diferentes funções no organismo. Uma dieta adequada é aquela que assegura a ingestão equilibrada de todos os nutrientes, como proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais, fibras e água. É por isso que a avaliação nutricional do idoso vai muito além de uma questão de saúde. É preciso entender toda sua realidade, para suprir suas necessidades, de forma que tudo fique o mais confortável possível para ele.