Os Benefícios da Fisioterapia Para os Idosos

Muito mais que aliviar dores musculares, a fisioterapia em idosos auxilia na reabilitação física e saúde do idoso. Os exercícios melhoram a postura e aumentam a mobilidade do idoso, que tende a diminuir por problemas de saúde ou lesões específicas. Existe também a fisioterapia respiratória, que melhora muito as condições de idosos que sofrem de doenças pulmonares.

No início, o fisioterapeuta geriátrico faz uma avaliação para estabeleceras diretrizes do tratamento, como quantidade de sessões e objetivo do tratamento. Também é feito um exame físico completo para avaliar as condições físicas do idoso, como flexibilidade, força e alcance de movimentos.Na fisioterapia em idosos são trabalhados movimentos, força muscular, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, consciência corporal, caminhar e resistência.

O idoso é mais propenso a apresentar problemas respiratórios e desenvolver insuficiência respiratória, podendo reter secreções e sofrer infecções. A fisioterapia respiratória restabelece a função pulmonar do idoso, através de técnicas manuais ou com equipamentos. São feitos exercícios que favorecem a capacidade ventilatória, tornando a entrada e saída de ar dos pulmões mais eficiente.

A fisioterapia geriátrica tem papel importante na reabilitação física do idoso que passa por cirurgias nos joelhos ou quadril. Essas lesões costumam ser bem delicadas, pois deterioram bastante as condições físicas dos idosos, além de terem alto risco de óbito.As habilidades para execução das tarefas diárias costumam ser afetadas, assim como a qualidade de vida do idoso, e nesse ponto, os fisioterapeutas de idosos podem fazer toda a diferença.

A fisioterapia em idosos é muito indicada para o tratamento de artrite, derrame, doenças cardíacas, problemas respiratórios, diabetes, quedas e fraturas, osteoporose e doenças que afetam o sistema nervoso, como Parkinson, esclerose múltipla e Alzheimer, entre outras.